Ainda vale a pena comprar bitcoin?

Confira quais critérios levar em consideração na hora de tomar a decisão de aderir a este mercado de criptomoedas

(crédito: divulgação)

Essa é uma pergunta que muitos investidores estão fazendo, considerando ainda se é válido correr o risco em 2022, principalmente em função das constantes quedas do BTC identificadas no último ano.

De qualquer forma, se você já estudou um pouco sobre educação financeira, ou já teve acesso a informações básicas sobre investimentos no mercado de finanças, já deve ter ouvido falar que o ideal é sempre comprar na baixa e vender na alta.

Essa avaliação de cenários de queda pode passar uma sensação de dúvida e desconfiança para o investidor que está dando os primeiros passos no mercado financeiro. Por outro lado, os players que já atuam no mercado há mais tempo se sentem inseguros em meio a cenários adversos.

Para quem não sabe como se comportar em meio a esse contexto, os analistas avaliam que é normal surgirem alguns questionamentos e apontam possíveis boas práticas a serem aderidas. Veja algumas delas!

Afinal, vale a pena investir em Bitcoin?

O ano de 2022 tem sido marcado por oscilações e incertezas no mercado cripto. Essa instabilidade se deve a vários fatores como os impactos econômicos da guerra da Ucrânia, passando por consequências de ações para aperto monetário até o fracasso de um dos principais projetos do setor até então, a Terra (LUNA).

Em meio a um cenário negativo, o Bitcoin alcançou seu preço mais baixo do ano no meio de junho, atingindo um patamar global de US$17.708 na cotação global da moeda.

Além disso, em um mês, a criptomoeda chegou a apresentar nove semanas consecutivas de retração, fato que não ocorria desde 2014.

Diante de tantas informações negativas, os investidores se sentem inseguros em fazer aportes financeiros na criptomoeda. O que fazer então nesse caso? Confira!

Faça uma análise personalizada antes de comprar Bitcoin

De acordo com os analistas, não adianta tentar seguir no mercado de investimentos, sem um prévio planejamento adequado às suas necessidades.

Esse plano é que irá guiá-lo caso ocorram situações negativas e de instabilidade, auxiliando nas tomadas de decisões.

Por isso, antes de dar qualquer passo no que se refere a seus investimentos, os players do ramo recomendam analisar o seu perfil de investidor, sendo fiel a seus planos.

Posteriormente, vale avaliar as características do criptoativo que você está pensando em fazer aporte financeiro. Caso esteja bem informado sobre a dinâmica do bitcoin no mercado, naturalmente vai querer aguardar os momentos de baixa para adquirir a moeda digital, aguardar sua valorização e comercializá-la depois.

Por que ainda comprar Bitcoin em 2022?

Vale ressaltar que essa decisão deve ficar a cargo do próprio investidor, avaliando cada um as suas peculiaridades. De qualquer forma, veja na sequência alguns pontos que podem fazer o potencial comprador a comprar bitcoin.

  • Fundamentos consolidados: estamos falando de uma moeda digital que é considerada a mais popular do mercado e com processos bem delineados e que não mudaram ao longo do tempo;
  • Performance dos últimos anos: mesmo com períodos de instabilidade econômica, a criptomoeda sempre apresentou bom desempenho no que tange a valorização;
  • Oportunidades de compra na baixa: como dissemos, é possível adquirir a moeda digital por valores menos expressivos para lucrar futuramente, conforme a valorização do mercado, contando sempre com a parceria de exchanges, que são corretoras de criptomoedas que fazem a intermediação das negociações de moedas digitais. .

Redação

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do SeuJornal, não significa que foi escrita por um deles, na maioria dos casos, foi apenas editada.
Botão Voltar ao topo